Região dos Lagos

A Região dos Lagos Catarinense localiza-se a 37 quilômetros do município de Rio dos Cedros, no distrito de Alto Cedro. O trajeto até Alto Cedros é um atrativo a parte numa estrada cercada pela Mata Atlântica, em que é possível avistar cachoeiras com suas águas claras escorrendo pelos paredões de pedra, frondosas árvores e a rica fauna que habita a região.
Neste trajeto também fazem parte às casas antigas dos imigrantes, as fábricas de vime que produzem lindas peças como móveis, artigos decorativos e cestas e as pequenas lojas que vendem produtos típicos da região como a lingüiça Blumenau, salames, doces e conservas.

História e Atrativos

A região dos lagos se formou na década de 50, quando os rios Bonito, Palmeiras e Cedros foram represados para abastecer duas usinas de energia elétrica da Celesc. 
O Lago Pinhal, em Alto Cedros, é o mais extenso, com 14 quilômetros e 18 milhões de metros cúbicos de água, a Pousada Lindnerhof está bem próxima, a cerca de 2 quilômetros do Pinhal, possibilitando uma bela caminhada ao entardecer ou um passeio de bicicleta pelas estradas ladeadas por hortências e por belos campos com suas araucárias. 
No verão temos a prática de esportes aquáticos como jet ski ou canoagem, além dos passeios de barco em que é possível avistar algumas quedas d'água e a exuberante natureza que cerca a represa. Anualmente também muitos grupos de cicloturistas e mochileiros fazem seus passeios pela região, unindo o esporte e a apreciação da bela vista dos lagos. 
Outro passeio imperdível é a visita até a feirinha comunitária Amigos do Pinhal, em que são vendidos produtos caseiros como cucas (tipo de bolo alemão), pães, doces, além de artesanato típico da região. 
Convidamos vocês a conhecer esta belíssima região, sentir o clima mágico das montanhas e apreciar a deliciosa culinária dos imigrantes alemães e italianos, com certeza será inesquecível !
Rio dos Cedros - Santa Catarina - Brasil - (47) 3036-5370